Quero iniciar um blog: Que plataforma escolher.

Boa noite queridos.

Estava deitada na minha caminha, pensando em inúmeras coisas, como todo mundo faz, e lembrei da época em que decidi migrar o Viagens de Apartamento do Blogspot para o WordPress. Na época não conhecia muito de hospedagens, e o Blogspot seria mais fácil, uma vez que eu já tinha uma conta na Google, por isso fiz nele. Mas com o tempo, dificuldades começaram a surgir, e a vontade de mudar veio com elas. Vou contar um pouquinho para vocês, para que possam evitar passar pelas mesmas coisas que passei.

O Blogger – que é como eu chamo o Blogspot -, é vinculado ao Google Reader, o que de início ti empolga, já que terá um “feed de noticias” dos blogues que tu segue. Mas depois de usar por um certo período, notei que começou a travar muito, e que para comentar nos posts eu tinha que entrar no blogue de qualquer forma, então não adiantava em nada 😦

Segui com a conta no Blogger, pois meu blog já estava arrumado e tudo mais, mas eu cansei do layout dele, mudei, não gostei, e não consegui voltar mais ao antigo. E sério, isso me desmotivou muito, até porque hospedando lá ti tem que fazer muita divulgação, o que acaba sendo chato.

Resolvi então mudar para o WordPress. Nomeei da mesma forma, afinal estava apenas migrando, e fui decorar o layout. Ai que tive a decepção – não dava para personalizar como eu quisesse, a não ser que pagasse a conta premium. Notei que tinham temas grátis, então fui procurar um que se encaixasse no que eu queria. Demorei muito, muito mesmo, mas encontrei e hoje, apesar dele ser comum, eu gosto muito dele.

Vantagens do WordPress? O modo leitor facilita horrores em duas situações – para ler os blogues que tu segue, e para seguir um tag, e descobrir blogs novos. Essa ultima função é o que nos faz não precisar pesar na divulgação, pois a pessoa joga uma tag, e se teu post tinha essa tag, ela irá vê-lo. Sem contar nas notificações que apitam na sua page dizendo quem respondeu ou curtiu seu comentário.

Acho que não preciso dizer que o WordPress pra mim foi uma mão na roda, pois acima de blogueira, sou leitora, e as ferramentas que ele proporciona para nós, nesse sentido, não tem igual. Já o Blogger permite uma personalização maior da página sem pagar nada, e isso é um ponto importante, sem dúvida. Vale pesar o que tu mais precisa, e então escolher.

E ai, qual plataforma vocês utilizam? O que acham de cada uma delas?

Anúncios

2 comentários sobre “Quero iniciar um blog: Que plataforma escolher.

  1. Também fiquei muito tempo no blogger. Hoje gosto mais dos recursos do WordPress. Infelizmente só não aprendi ainda a fazer a importação dos posts e comentários para cá.

    Curtir

Não tenha vergonha. Anda, comenta logo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s