No labirinto da cozinha: Bolo de cenoura

Bom dia pessoaaaar…

Ontem a tarde dei uma viajada na cozinha, e como para mim isso sempre é um desafio, afinal sou uma negação quase completa, vim mostrar para vocês essa receita hiper gostosa e simples que dá até para comentar aqui no blog enquanto faz ❤

Tenho tido bastante disposição há alguns finais de semana já. Sempre acordando cedo e botando para quebrar, e dessa vez tive a ideia maravilhosa de fazer um bolo, mas sem a massa pronta de caixinha – melhor deixar a Dona Benta para um dia mais corrido hehehe -. E qual bolo melhor do que o de cenoura? Tem não, né? É um dos meus preferidos, assim dos simplesinhos que dá para arriscar.

Não tenho uma receita escrita para esse bolo, pois certa fez eu fiz e deu certo, então gravei os ingredientes na cabeça e agora tentei reproduzir. Deu certo, mas já sabem, dá para mexer nas medidas abaixo. Então para fazer essa delicia usei o seguinte…

20150906_183907258_iOS

1 e 1/2 cenoura (média), cortada em cubos
3 ovos inteiros
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha (peneirar antes)
2 xícaras de açúcar (peneirar antes)
1 tampa de fermento (peneirar antes)

Para preparar é super simples também, a parte mais chatinha é cortar as cenouras em cubos, então depois que passar disso não tem mais suor. 🙂 No liquidificador, bater os cubinhos de cenoura junto ao ovo e o óleo. Como disse antes, sem receita, então fui olhando a mistura até ter uma consistência bonita. Fica um creme laranja bem liso, sem pedacinhos. Depois disso, deixar reservado e ir para a outra parte da receita.

20150906_184839082_iOS

Em um pote separado deve misturar a farinha, o açúcar e o fermento. Importantíssimo, então vou repetir, esses itens devem ser peneirados antes, para a massa ficar sem pontos aglomerados. Não entendo de massas, mas até onde fui sei que ele fica empelotadinho e embatumadinho caso não peneire. Em seguida, misturar bem esses secos para que eles sejam um tipo de pó só. Isso é bom porque ai quando misturar com os molhados terá só de unir dois ingredientes ao invés de vários ;D

20150906_184850969_iOS

Depois de tudo bem misturadinho, é só misturar as duas partes em uma vasilha só – pode ser na dos secos, não tem problema -, até ficar uniforme. Nessa etapa é que tive de acrescentar mais farinha de trigo, pois a massa havia ficado bem líquida. Acrescentei praticamente mais uma xícara, mas vai de olho.

Para quem não tem experiência com bolo assim como eu, o ponto da massa é consistente, mas se ti virar o pote ela vai cair. Só que não é um líquido. ÓÓÓTIMA explicação vai, diz ai hehehehe

20150906_184930244_iOS 20150906_185200487_iOS

Agora é só levar para uma assadeira, no formato que tu quiser. Claro, antes deve untar e enfarinhar a forma. Dica, o fundo é muito importante. O meu sempre quebra 😦 Mais ou menos duas horas depois, a 180 graus teu bolinho estará pronto. Dica para os desesperados: NÃO desenforme o bolo ainda quente, pois também contribui para quebrar, afinal não desgruda o fundo.

20150906_185157229_iOS

20150906_185546664_iOS

Olha a gafe, esqueci de tirar foto depois do bolo pronto. heheheh Povo não aguentou e eu nem me atentei. Mas também é bem simples, para a calda eu fiz um brigadeiro apenas, sem o leite condensado, então sem dificuldade.

Até a próxima e não deixem de me contar caso façam.

Anúncios

2 comentários sobre “No labirinto da cozinha: Bolo de cenoura

Não tenha vergonha. Anda, comenta logo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s