O que escolhi pra vida #4: Estética e cosmética

Oi oi pessoal

Como prometido, o ‘O que escolhi pra vida’ de hoje será com a Daniela Bueno, do Dani Bueno blog. Ela é formada em estética, e atua na área dela. No site dela tem hiper dicas sobre estética, e pra quem gosta de conhecer coisa nova sempre, é ótimo. Não deixem de visitar.

foto_profissoes_galeria1

1 – O que você sempre se imaginou fazendo?
Desde pequena sempre fui muito vaidosa, eu implorava pra minha mãe me levar no dermatologista, mas não pensava nisso como profissão. Comecei a cuidar muito cedo da pele sem ninguém dizer que eu tinha que fazer isso, mas na verdade meu sonho era ser atriz, sempre tive uma paixão pelo teatro, tanto é que ainda faço.

2 – Como foi apresentada a sua área?
Minha prima mais velha fez faculdade de Estética e Cosmética quando eu ainda estava no Ensino Fundamental, ela sempre me contava tudo o que estava aprendendo. Na época eu lembro que não fazia ideia que existia um curso assim, então comecei a estudar mais sobre o assunto e fui me apaixonando pela área.

3 – O que faz um profissional na sua área?
A área é bem abrangente.. podemos trabalhar em hotéis, spas, clínicas, salões de beleza, com médicos, navios ou até mesmo dando aulas. Um esteticista pode trabalhar com massagens em geral, tratamentos faciais como peelings, radio frequência e limpeza de pele, depilação e com outros tipos de tratamentos corporais.

4 – Existe graduação?
Sim!! Existe duas opções de curso, a graduação de Tecnologia em Estética e Cosmética que costuma durar 3 anos, ou o curso técnico que geralmente é 1 ano de duração. Lembrando que na hora de atuação profissional existem diferenças, o tecnólogo em Estética pode atuar mais do que um técnico.

5 – Qual a sua especialização?
Comecei trabalhando somente com Estética Facial que é minha paixão, mas depois de alguns meses fiz um curso de Depilação a Laser e além disso introduzi as Drenagens Pós-Cirúrgicas e em Gestantes no meu cotidiano.

6 – É uma área voltada para exatas, humanas ou biológicas?
Biológicas sem dúvidas, no curso tem muita anatomia e biologia. Já que trabalhamos com o corpo humano, é necessário estudá-lo por completo, mas apesar de ser uma área mais biológica, também tem matérias de humanas e exatas, como sociologia e química.

7 – Conte um pouco sobre sua rotina de trabalho.
Minha rotina é bem puxada, trabalho de Segunda a Sábado… Geralmente das 14 às 21 horas,  pois é o horário de funcionamento da clínica onde atuo, menos de Sábado, que geralmente é das 8 às 14 horas. Tento ao máximo conciliar o blog junto, então imagina… minha vida é uma correria só rsrs. Atendo com horários agendados e cada dia é diferente do outro, tem vezes que atendendo mais facial, outras mais depilação… Varia muito, o que pra mim é ótimo, não gosto muito de rotina.

8 – Como é a remuneração na área?
No começo como em qualquer trabalho não é lá aquelas coisas, a gente trabalha mais do que ganha. Mas dependendo de onde estiver trabalhando, há a possibilidade de crescimento. Varia muito também do tipo de público que você atende, e da região. O mais importante é sempre estar se atualizando com cursos para ter um diferencial.

9 – Comentários..
Todo mundo acha que é uma faculdade/área fácil, mas precisa amar muito para sobreviver nesse mercado estético. Infelizmente hoje em dia, existem muitas clínicas e lugares que oferecem tratamentos estéticos que são clandestinos, ou que trabalham com aparelhos falsificados. O mais importante é manter a ética profissional acima de tudo para não se deixar levar.
Não poderia deixar de comentar sobre os sites de compras coletivas. Muitas pessoas anunciam quando estão no começo da carreira achando que podem fidelizar mais clientes com isso, mas então enganados. Quem procura ofertas nesses sites só compram lá, a pessoa nunca vai pagar o valor real do tratamento direto com você. Sem contar que desvaloriza muito o nosso trabalho, já vi absurdos como limpeza de pele que cobraram 20 reais, isso não existe!! Não paga nem todos os produtos que usamos. Por isso não deixe se enganar achando que é mais fácil, pois a verdade é que só saímos perdendo.
Acredito que quando nos entregamos de verdade para nossa profissão, o reconhecimento e o sucesso são só consequências, então ame o que vocês escolherem.

Bem legal, né pessoal? Hoje em dia a estética está cada dia mais presente no nosso dia a dia, seja para procedimentos realizados por profissionais, ou aqueles que fazemos em casa. É sem dúvida uma área com grande expansão. Não se esqueçam, caso tenham dúvidas para a Dani, é só deixar uma mensagem ai embaixo, que você será respondido.

Adorei conhecer mais sobre esse curso, e vocês? O que estão achando da série? Espero que esteja ajudando.

Um beijo e até a próxima.

Anúncios

Não tenha vergonha. Anda, comenta logo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s