Somos todos maternos

Pode secar-se, num coração de mulher, a seiva de todos os amores; nunca se extinguirá a do amor materno.

Júlio Dantas

Oi oi pessoal! Vamos falar sobre amor maternal?

Amanhã é dia das mães, mas começamos a pensar sobre essa data desde a última quinzena de Abril, não é mesmo? O bombardeio de propagandas e conversas sobre o tema me fizeram refletir bastante sobre a maternidade, e o que ela implica; como torna-se presente.

É inevitável estar rodeada por grávidas, e não compartilhar do amor e do desejo por ver o rostinho do bebê. Todos ficam grávidos juntos, e ao menos eu me pego sorrindo a toa, pensando nos momentos lindos que estão acontecendo, e os que ainda virão ❤ Orgulho por uma maternidade que nem ao menos é minha. Foi então que defini que não queria simplesmente falar de maternidade para mães, mas também por tios, irmãos, amigos, companheiros, e por ai vai. Perceberão o que quero dizer com o passar do tempo, eu espero 😛

Definem mãe como a mulher que dá vida e luz a um individuo. No entanto, diz-se também que mãe é a pessoa que expressa amor incondicional a outrem. Sou adepta da segunda definição, pois é mais ampla, não nega a uma pessoa o amor de mãe, simplesmente pelo fato de não ter dado a luz. 😉

Pense por alguns instantes sobre os casos de bebês deixados em orfanatos, sobre os literalmente abandonados nas ruas, e também sobre os assassinados cruelmente. Eles são privados do amor de suas mães naturais, mas pela maternidade compartilhada, alguns retornam ao ceio de uma família, e a receber amor. Pulando os comentários extremistas em torno disso, quero que foquem nessas pessoas, que por muitas vezes abdicam de parte do seu sustento, de seu tempo, e das noites tranquilas, para cuidar de um serzinho gerado por outra pessoa. Isso não seria amor maternal? Incondicional, como já mencionado?

bebc3aa

Retirado de: Danilo Monte Murro Website (créditos da imagem não encontrados)

Pulemos para os avós, tios, irmãos, primos, amigos de família… Dependendo do laço formado, o amor é tão incondicional quanto o da própria mãe. O desespero é compartilhado quando é chegada a primeira noite da criança dormir fora de casa, o orgulho de ver a “moçinha” crescendo ao iniciar seu primeiro ciclo menstrual. É tudo compartilhado, a felicidade, as tristezas, e o amor também. Eu sei, e sempre soube, não tenho somente uma mãe, pois todos me viram crescer, e passaram por muita coisa junto comigo.

Um ponto não muito visto, é o amor entre colegas de trabalho. Quem é Junior em uma empresa, saberá do que estou falando. Tem sempre aquela pessoa que te auxilia, e cuida de ti como sua própria mãe; se preocupa com o horário do teu almoço, se está comendo direito, e se está com um agasalho suficientemente bom para sobreviver ao ar condicionado. Isso acontece, e vejo exemplos do tipo todos os dias no meu próprio ambiente empresarial.

E acontece a maternidade invertida também, o amor e cuidado do filho com os pais. Vou pegar meu próprio exemplo e compartilhar com vocês. Quando criança, minha mãe me fazia andar no canto mais interno da calçada, e ela ficava exposta no externo, próxima aos carros. É um detalhe? É, mas é um cuidado, prevenindo o pior. Hoje faço o oposto, quero protegê-la do mal, do pior, então fico próxima a guia. Ela fica brava, me pentelha o caminho todo, mas acaba deixando de lado e nos mantemos assim.

A maternidade é linda, é admirável, e também diversa. Qualquer pessoa pode ser uma pessoa materna, se preocupando e querendo o bem/crescimento da pessoa próxima. Somos todos uma grande família, principalmente quando deixamos a individualidade de lado, e passamos a pensar em todos como nossos bebês.

12191717_10207450342518984_5470877887559865017_n* Créditos da imagem de destaque: Flickr Andre Agostini

Anúncios

Um comentário sobre “Somos todos maternos

Não tenha vergonha. Anda, comenta logo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s